Criar um Site Grátis Fantástico
Editora
Editora

 

EDITORA ALELUIA

 

Fundada em 1987,
tem como um de seus objetivos
prestar serviços na área de produção literária,
tanto à Igreja como a terceiros.

 

 

   Em 1987, a Junta de Publicações da IPRB, que já possuía a Gráfica Aleluia, criou a Editora Aleluia. Esse novo passo permitiu a ampliação da prestação de serviços à Igreja e também a terceiros, e proporcionou recursos para a manutenção dessas duas entidades.

 

Sede própria

   Aos poucos o imóvel alugado em Arapongas, PR, em que estava a gráfica, foi tornando-se pequeno e inviável. Era preciso mudar-se, mas desejava-se fazê-lo para um prédio que fosse próprio. Isso foi tema para muitas orações. E Deus mostrou a solução. Em 1993, a Editora obteve, por doação do Município de Arapongas, no Parque Industrial II, uma área muito boa. Adquiriu um barracão nela existente, ampliou-o e ali se instalou, à Rua Gavião de Cauda Curta, 115, Parque Industrial II.

   Na época, as ruas nesse Parque Industrial eram sem asfalto, a área achava-se isolada, longe do centro e cercada por chácaras; hoje é região nobre. Ali a Editora construiu, em várias etapas, as edificações que lhe permitiram expandir-se. Com a aquisição de novas máquinas, a gráfica cresceu, informatizou-se. E a qualidade dos serviços melhorou significativamente.

   Em 1996, foi possível importar uma impressora industrial e uma dobradeira. Vários equipamentos foram sendo adquiridos, substituídos ou reformados. Em 2004 adquiriu uma impressora offset bicolor.

 

A redação, coração da editora

   Assim, em 2005, a Editora Aleluia acha-se instalada em Arapongas, PR. Tem seu prédio próprio, com 1350 m2, onde está sua gráfica. Além dos funcionários e técnicos dos diversos departamentos (produção, faturamento, distribuição, manutenção, etc.) há a redação que é o coração da Editora. Há dois pastores trabalhando, em tempo integral, na redação: desde agosto de 1986, o Pr. Rubens Paes e, desde o final de 1999, o Pr. Francisco Araújo Barretos Neto. E, desde 1974, está na direção o prof. Joel R. Camargo.

 

Produção de livros

   É na área de produção de livros que a Editora Aleluia tem-se empenhado ultimamente. Já chegam a 35 os títulos publicados. Vários livros de excelente qualidade foram traduzidos e produzidos, bem como de autores brasileiros, principalmente de pastores da Igreja. Essa é uma área em que a Editora Aleluia está pronta para crescer.

    O primeiro livro publicado foi "O maior pecado do século: aborto", de autoria do Pr. Jobel C. Venceslau, editado em setembro de 1985, com 23 páginas. O segundo, "Manual de lições bíblicas para preparação de batismo" do Pr. Abel A. Camargo, em fevereiro de 1988, com 85 páginas.

 

Revistas para EBD

   Em 1977, a Igreja decidiu que deveria editar sua própria revista de EBD e o Aleluia se encarregou disso. Em 1978 nascia a número 1 e já começava bem! Seu tema era: "As bases da renovação espiritual". E assim tem sido.

   Produzida regularmente, em 2005 a revista para adultos chegou a 72 edições. Procurando ser original em seu texto e apresentada numa linguagem de fácil compreensão ao aluno, tendo suas lições redigidas pelos próprios pastores da Igreja, a Revista de EBD Aleluia tem sido qualificada como um dos melhores materiais dessa natureza entre os produzidos no Brasil.

  Para ensino aos adolescentes, a Editora elaborou um currículo específico e criou uma revista. Trabalhando durante seis anos, editou uma série de 15 volumes com textos redigidos por professores, pedagogos e pastores. Um trabalho esmerado, que resultou num conjunto de manuais da mais alta especificidade.

   Além de revistas para novos convertidos e para jovens, uma equipe vem trabalhando na produção dos originais de material de apoio para educação cristã de crianças de 0 (zero) a 11 (onze) anos. Serão produzidas revistas para alunos, professores e cartazes. Em 2004, já foram editadas as primeiras revistas dessa faixa: Mel e Leite e Berçário.

 

Agenda Aleluia

   A Agenda Aleluia tem sido um banco de dados indispensável para toda a liderança. Sua criação pela Editora foi um instrumento que pressionou a coleta e a organização de informações pessoais e administrativas sobre a denominação. Agora também disponível na Internet, chamada Agenda Virtual.

 

Folhetos

Mais de 20 milhões de folhetos já foram editados, em 15 títulos, com mensagens muito objetivas. Estão disponíveis também em espanhol. Recentemente foi dado início à série Fé e Renovação, para folhetos de 15 a 20 páginas.

 

Hinário

   Além do hinário com texto, com 450 hinos, e de ter editado o hinário com partituras musicais (atualmente esgotado), vem editando também o hinário com música, agora na forma de cadernos, e o hinário cifrado, em duas cores.

 

Loja Virtual e Televendas

   Modernizando seu atendimento, com o advento da Internet, o Aleluia montou sua Loja Virtual e nela estão disponíveis todos os seus livros e produtos, facilitando a aquisição pelas igrejas,pastores e interessados. Pelo sistema de Televendas (0800), atende à igreja sem despesas para os pastores.

   O Aleluia tem procurado estabelecer pontos de distribuição de seus produtos nas principais livrarias do Brasil e tem estado nas reuniões, Assembleias e Encontros promovidos pela Igreja, divulgando o que produz e suprindo as igrejas.

 

Site da IPRB

   Também criou e tem mantido atualizado o site da IPRB, onde divulga as principais notícias denominacionais, artigos do Jornal Aleluia, estudos bíblicos, fotos e informações gerais de interesse dos membros e da liderança, sendo também instrumento valioso na propagação da Igreja e seus princípios doutrinários.

 

Contribuição em mão dupla

É confortador saber da imensa contribuição do Aleluia para a denominação. Pensar que tudo isso teve seu efeito positivo: vidas foram edificadas, pessoas foram orientadas, preservou-se a linda história desse grupo heroico de renovação e até igrejas nasceram pelo influxo dessa literatura.

   Mas a Editora não fez todo esse trabalho sozinha. Muitos irmãos compreenderam o papel que a palavra escrita desempenha e colaboraram escrevendo lições de EBD, artigos, manuais e livros. Funcionários, companheiros e pastores, na Editora, trabalharam com dedicação. A Diretoria Executiva da Igreja destinou verbas, igrejas locais e irmãos prestaram apoio financeiro. Houve aqueles que, nas horas de dificuldades, estenderam sua destra de companhia, ofereceram sugestões e, sobretudo, sustentaram com orações. A todos, o registro de reconhecimento e gratidão.

   Refletindo sobre essas bênçãos, e avaliando tudo quanto se fez neste sentido, a Igreja deve render graças ao Senhor. Ele sabe quanto tudo isso custou em esforço, em lutas, em tempo e em amor pelo seu reino.

   A Deus, toda honra e toda glória.

                                                                                         

Joel R. Camargo
...................
                                  

Fonte:
Jornal Aleluia de agosto de 2005

 

Complementação

17-dez-2005 - Joel R. Camargo desliga-se da direção da Junta de Publicações e da Editora Aleluia, a pedido.

17-dez-2005 - Pastor Rubens Paes é nomeado para a direção da Editora Aleluia e da Junta de Publicações, substituindo Joel R. Camargo.

2011 - A Editora passa a chamar-se Aleluia Empreendimentos Gráficos Ltda., após mudanças na estrutura administrativa.